A palavra folclore vem do inglês folk lore. Folk quer dizer povo e lore, estudo, conhecimento. Portanto, folclore é o estudo dos costumes e tradições de um povo. Esse termo foi criado pelo arqueólogo inglês William John Thoms (1803-1885), pesquisador da cultura popular européia. Em 22 de agosto de 1846, ele publicou um artigo com o título "Folk-lore", na revista The Athenaeum, propondo a criação do termo. Com isso, o dia 22 de agosto tornou-se data de referência do surgimento do termo folclore, que gradativamente foi incorporada a todas as línguas dos povos considerados civilizados. William John Thoms utilizava o termo folk-lore para indicar o conjunto de antiguidades populares. O conceito dirigia-se principalmente aos objetos da arte popular, o artesanato. Mas em seu famoso artigo, Thoms citava também usos, costumes, cerimônias, crenças, romances, refrãos e superstições dos tempos antigos.
O QUE É FOLCLORE
Os hábitos do povo, que foram conservados através do tempo. Dia do Folclore 22 de agosto - Decreto no. 56747 de 17/08/1965. Folclore é uma palavra de origem inglesa cujo significado é ''conhecimento popular''. As manifestações da cultura de um povo, seja através de suas lendas da sua alimentação, do seu artesanato, das suas vestimentas e de muitos de seus hábitos originais e os enriqueceram com novos hábitos criados após a reunião. O folclore é passado de pais para filhos, geração após geração. As canções de ninar, as cantigas de roda, as brincadeiras e jogos e também os mitos e lendas que aprendemos quando criança são parte do folclore que nos ensinam em casa ou na escola. Fazem parte do folclore os utensílios que o povo fabrica para o uso de ornamentação, como as cestas de vime, e os objetos de cerâmica, madeira e couro. Os tecidos, a renda, os adornos de miçangas e penas, também existem ainda muitas outras atividades que fazem parte do folclore. O folclore é o meio que o povo tem para compreender o mundo. Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios temores. Conhecendo o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E assim passamos a saber, ao mesmo tempo, parte de sua História. O folclore brasileiro é um dos mais ricos do mundo. Nele, estão as marcas dos diferentes povos que formaram nossa nação, principalmente o indígena, o africano e o europeu. Imagine uma colcha de retalhos multicolorida com uma mistura de figuras geométricas, estampas e texturas. Assim é nossa herança cultural. Saci-pererê, feijoada, redes de dormir, chinelo de palha, fita do Nosso Senhor do Bonfim, brincadeira de esconde-esconde, bumba-meu-boi, samba, panelas de barro, ferradura atrás da porta, carnaval e futebol. Conhecer, cultivar e estudar nossas tradições é uma forma de manter vivas as raízes nacionais. Veja aqui o que é folclore e conheça as principais tradições do nosso povo. Popular ou folclórico? O folclore é popular, mas segundo grandes estudiosos do assunto – como Luís da Câmara Cascudo –, nem tudo o que é popular é folclórico. Para um costume ser considerado folclore é preciso ter origem anônima, ou seja, não se saber ao certo quem o criou. Deve ser aceito e praticado por um grande número de indivíduos. Também precisa resistir ao tempo e ser passado de geração em geração. A transmissão? De boca em boca. Ao pé do fogo, na beira do fogão, nos encontros sociais, na missa, enfim, no dia-a-dia do nosso país.
ESCREVA O NOME DOS PERSONAGENS
AS ATIVIDADES ABAIXO FORAM COPIADAS DO BLOG DA JANAINA SPOLÍDORIO (ALGUMAS FORAM FEITAS ADAPTAÇÕES)
AGOSTO
|
|||||||
DOMINGO
|
SEGUNDA-FEIRA
|
TERÇA-FEIRA
|
QUARTA-FEIRA
|
QUINTA-FEIRA
|
SEXTA-FEIRA
|
SÁBADO
|
|
Objetivo: os
seguintes textos servem para apoio às atividades a serem realizadas em seguida.
FAÇA O DESENHO CORRESPONDENTE A LENDA
Boitatá
A BOITATÁ É UMA GRANDE SERPENTE DE OLHOS
VERMELHOS, QUE SOLTA FOGO PELA BOCA.
VIVE NAS MATAS E
AS PROTEGE DE PESSOAS MALDOSAS QUE AS INCENDEIAM SEM NECESSIDADE.
DIZ A LENDA QUE AS PESSOAS QUE FORAM
ASSUSTADAS POR ELA CORREM DESESPERADAS, TENTANDO SAIR DAS MATAS, PROMETENDO
NUNCA MAIS PROVOCAR INCÊNDIOS.
IARA
IARA, A MÃE D’ÁGUA, VERSÃO
BRASILEIRA DA LENDA DAS SEREIAS.
MOÇA BELA, VIVE
NO RIO AMAZONAS E, NAS NOITES DE LUA CHEIA, FICA SENTADA NUMA PEDRA, PENTEANDO
SEUS LONGOS CABELOS, PARA ATRAIR OS JOVENS COM QUEM DESEJA CASAR.
DIZEM QUE TEM UMA
VOZ TÃO BOA, BONITA E TOCANTE, QUE O HOMEM QUE A OUVE MORRE DE PAIXÃO POR ELA.
BOTO
CONTA A LENDA QUE, NO INÍCIO DA
NOITE, O BOTO TRANSFORMA-SE EM UM BELO RAPAZ ,
FORTE, ALTO, BRONZEADO, VESTIDO DE BRANCO E MUITO PERFUMADO.
COM UM JEITO
MISTERIOSO, O RAPAZ CHEGA AOS BAILES, DANÇA, BEBE, ENCANTA AS MOÇAS E ESCOLHE A
MAIS BONITA. DE MADRUGADA, DESAPARECE MISTERIOSAMENTE.
DIZEM QUE, QUANDO
DESAPARECE, É PORQUE GANHOU NOVAMENTE SUA FORMA DE BOTO E MERGULHOU
PROFUNDAMENTE.
QUANDO ESTÁ NA
FORMA HUMANA, USA SEMPRE UM CHAPÉU PARA QUE NINGUÉM VEJA A ABERTURA QUE TEM NA
SUA CABEÇA, COMUM AOS BOTOS.
Lobisomem
SEGUNDO A CRENÇA POPULAR, O
LOBISOMEM É O ÚLTIMO DOS SETE FILHOS DO CASAL. PARA EVITAR A SINA, É PRECISO
QUE O IRMÃO MAIS VELHO BATIZE O MAIS MOÇO.
DIZEM QUE, AOS
TREZE ANOS, NUMA QUINTA-FEIRA À NOITE, ELE SAI E VAI ATÉ UMA ENCRUZILHADA, ONDE
COMEÇA SEU TORMENTO.
ELE APARECE NA
FORMA DE UM CACHORRO GRANDE OU LOBO, QUE ATACA PESSOAS E ANIMAIS EM NOITE DE LUA CHEIA. SEUS DENTES
SÃO ENORMES, HÁ PÊLOS POR TODO O CORPO,INCLUINDO O ROSTO, SEUS OLHOS SÃO
VERMELHOS E AS UNHAS COMPRIDAS.
VITÓRIA-RÉGIA
CONTA A LENDA QUE HOUVE UM TEMPO EM QUE AS ÍNDIAS ACREDITAVAM
QUE A LUA PODIA TRANSFORMÁ-LAS EM ESTRELAS, SE FOSSEM GUIADAS POR SUA LUZ.
NÃO FOI DIFERENTE
COM UMA JOVEM ÍNDIA MUITO BONITA QUE DESEJAVA SER TRANSFORMADA EM ESTRELA PARA PODER
PEGAR A LUA.
NUMA BELA NOITE A
JOVEM ÍNDIA ADMIRAVA A LUA ESPELHADA NO RIO QUANDO OUVIU SEU NOME SENDO CHAMADO
MAGICAMENTE DO FUNDO DAS ÁGUAS.
A MOÇA,
ACREDITANDO PODER PEGÁ-LA, ESTENDEU SEUS BRAÇOS E SE ATIROU NA ÁGUA. NUNCA MAIS
ELA RETORNOU.
A LUA RESOLVEU
ENTÃO TRANSFORMÁ-LA EM UMA
ESTRELA , POR SEU ESFORÇO; MAS NÃO UMA ESTRELA DO CÉU E SIM
UMA DA ÁGUA, QUE RECEBEU O NOME DE VITÓRIA-RÉGIA.
Saci-pererê
DIZ A LENDA QUE O
SACI-PERERÊ É UM NEGRINHO BAIXINHO, COM UMA PERNA SÓ E QUE USA UMA CARAPUÇA
VERMELHA NA CABEÇA. VIVE COM UM CACHIMBO NA BOCA.
O SACI-PERERÊ
ENTRA NAS CASAS E COLOCA AÇÚCAR NA COMIDA, APAGA O FOGO, FAZ CÓCEGAS NAS
GALINHAS, IRRITA OS CACHORROS, SOLTA OS CAVALOS, ASSUSTA OS VIAJANTES E FAZ
MUITAS OUTRAS TRAQUINAGENS.
PARA PEGAR O
SACI-PERERÊ DIZEM QUE É NECESSÁRIO UMA PENEIRA E UMA GARRAFA. QUANDO ELE ESTÁ EM FORMA DE REDEMOINHO ,
DEVE-SE COLOCAR A PENEIRA EMBAIXO E O SACI PASSA POR ELA E ENTRA NA GARRAFA, AÍ
É SÓ TAMPAR A GARRAFA QUE ELE FICA PRESO.
Objetivo: utilizar os conhecimentos de língua para escrever
em situações sociais, bem como aprimorar as capacidades de atenção e descrição.
CURUPIRA
1. O CURUPIRA
ADORA OS ANIMAIS DA FLORESTA. ESCREVA O NOME DE 10 ANIMAIS QUE VIVEM NA FLORESTA
1.___________________________________________________
2. ___________________________________________________
3. ___________________________________________________
4. ___________________________________________________
5. ___________________________________________________
6.___________________________________________________
7. ___________________________________________________
8. ___________________________________________________
9. ___________________________________________________
10. ___________________________________________________
Pingue pongue
1. JOVELINO ESTÁ MUITO OCUPADO, POIS COISAS MUITO ESTRANHAS
ESTÃO ACONTECENDO NO SÍTIO DELE TAMBÉM. DESTA FORMA, ELE NÃO PODERÁ IR, TÃO
CEDO, ATÉ O SÍTIO DE SEU COMPADRE.
ESCREVA UM
BILHETE A GENIVALDO, COMO SE VOCÊ FOSSE JOVELINO, EXPLICANDO POR QUE NÃO PODE
IR VISITÁ-LO.
2. GENIVALDO RECEBEU O BILHETE DE JOVELINO, MAS ACONTECEU A
MESMA COISA QUE ANTES... O SACI CONSEGUIU INTERCEPTAR O BILHETE E FEZ A MAIOR
CONFUSÃO, POIS MUDOU AS LETRAS DE CINCO PALAVRAS.
REESCREVA O
BILHETE DO MODO COMO FICOU QUANDO O SACI MEXEU NELE.
3. GENIVALDO FICOU TÃO BRAVO COM TUDO, QUE DECIDIU ELE MESMO
VISITAR O COMPADRE, MAS ANTES ELE TEM QUE AJEITAR UMAS COISAS NO SEU SÍTIO.
ESCREVA UM BILHETE AO COMPADRE JOVELINO AVISANDO QUE EM BREVE IRÁ VISITÁ-LO :
Objetivo: utilizar conhecimentos da língua portuguesa para aprimorar a habilidade de escrita de textos diversos, preocupando-se com o leitor.
Procurado
1. GENIVALDO E JOVELINO DECIDIRAM ACABAR LOGO COM SEUS
PROBLEMAS E QUEREM ENVIAR AO JORNAL LOCAL UMA CARTA DESCREVENDO TODOS SEUS
PROBLEMAS E EXPLICANDO SOBRE ALGUNS VESTÍGIOS QUE O SACI DEIXOU AO FAZER SUAS
TRAQUINAGENS.
AJUDE OS
COMPADRES E ESCREVA TAL CARTA PARA AUXILIÁ-LOS:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. O EDITOR DO JORNAL FICOU TÃO INTERESSADO, QUE DECIDIU
PUBLICAR SOBRE O ASSUNTO NA PRIMEIRA PÁGINA. COMPLETE AS TAREFAS QUE ELE
ENTREGOU PARA SEUS FUNCIONÁRIOS DE MODO QUE O JORNAL POSSA SAIR O MAIS RÁPIDO
POSSÍVEL:
NOTÍCIAS
DE _________
DATA; _________________
SACI VISITA NOSSA CIDADE
________________________________
________________________________
________________________________
________________________________
________________________________
________________________________
________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
|
Objetivo: aprimorar a capacidade de interpretação de
gráficos e utilizar conhecimentos prévios das lendas do folclore brasileiro
para realizar tarefas
.
Quem será?
1. PROCURE NA TABELA AS COORDENADAS OFERECIDAS PELA ATIVIDADE,
DESCUBRA A PERGUNTA DE CADA ITEM E DIGA SOBRE QUAL PERSONAGEM ESTÃO TRATANDO:
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
|
A
|
TRANSFORMADA
|
TEM
|
MATAS
|
MOÇAS
|
A
|
DE
|
B
|
DENTES
|
RIOS
|
ENCANTA
|
QUEM
|
AS
|
CANTA
|
C
|
COLOCA
|
PROTEGE
|
UMA
|
INCÊNDIO
|
NOS
|
ENORMES
|
D
|
ESTRELA
|
COMIDA
|
FOI
|
AÇÚCAR
|
EM
|
NA
|
- B4 – C2 – A3 – A6 –
C4
____________________________________________________________?
RESPOSTA: ______________________
- B4 – B6 – C5 – B2
____________________________________________________________?
RESPOSTA: ______________________
- B4 – B3 – B5 – A4
____________________________________________________________?
RESPOSTA: ______________________
- B4 – A2 – B1 – C6
____________________________________________________________?
RESPOSTA: ______________________
- B4 – D3 – A1 – D5 –
C3 – D1
____________________________________________________________?
RESPOSTA: ______________________
- B4 – C1 – D4 – D6 –
D2
____________________________________________________________?
RESPOSTA: _______________________
Objetivo: utilizar conhecimentos prévios sobre lendas folclóricas
para interpretar informações diversas e organizar dados coletados em forma de
tabelas e gráficos.
NOME:
____________________________________________________
DATA: _____________ PROFESSORA: _______________________
Objetivo: perceber a divisão
entre as palavras, de modo a segmentar adequadamente um texto.
SEGMENTANDO
- FOLCLORE
JUQUINHA
ESCREVEU VÁRIAS FRASES SOBRE
PERSONAGENS FOLCLÓRICOS PARA LEVAR
NA ESCOLA, MAS
ELE NÃO SABE
ESCREVER DIREITO AINDA.
ELE GRUDOU TODAS
AS PALAVRAS. AJUDE-O
A PERCEBER CADA
PALAVRA, CIRCULANDO CADA UMA
DE UMA COR
DIFERENTE. DEPOIS, ESCREVA
A FRASE CORRETAMENTE
NA LINHA:
OCURUPIRATEMOSPÉSVIRADOSPARATRÁS.
_______________________________________________________________________
OSACITEMAPENASUMAPERNA. ELEUSAGORROVERMELHO.
_______________________________________________________________________
OBOITATÁÉUMACOBRADEFOGO.
_________________________________________________________________________
ASEREIAIARATEMUMCANTOBELÍSSIMO.
____________________________________________________________________________
Source : perolascraps.centerblog.net sur centerblog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário