sexta-feira, 13 de julho de 2012

FOLCLORE ( 216 )

ORIGEM DA PALAVRA FOLCLORE

 A palavra folclore vem do inglês folk lore. Folk quer dizer povo e lore, estudo, conhecimento. Portanto, folclore é o estudo dos costumes e tradições de um povo. Esse termo foi criado pelo arqueólogo inglês William John Thoms (1803-1885), pesquisador da cultura popular européia. Em 22 de agosto de 1846, ele publicou um artigo com o título "Folk-lore", na revista The Athenaeum, propondo a criação do termo. Com isso, o dia 22 de agosto tornou-se data de referência do surgimento do termo folclore, que gradativamente foi incorporada a todas as línguas dos povos considerados civilizados. William John Thoms utilizava o termo folk-lore para indicar o conjunto de antiguidades populares. O conceito dirigia-se principalmente aos objetos da arte popular, o artesanato. Mas em seu famoso artigo, Thoms citava também usos, costumes, cerimônias, crenças, romances, refrãos e superstições dos tempos antigos.

 O QUE É FOLCLORE

 Os hábitos do povo, que foram conservados através do tempo. Dia do Folclore 22 de agosto - Decreto no. 56747 de 17/08/1965. Folclore é uma palavra de origem inglesa cujo significado é ''conhecimento popular''. As manifestações da cultura de um povo, seja através de suas lendas da sua alimentação, do seu artesanato, das suas vestimentas e de muitos de seus hábitos originais e os enriqueceram com novos hábitos criados após a reunião. O folclore é passado de pais para filhos, geração após geração. As canções de ninar, as cantigas de roda, as brincadeiras e jogos e também os mitos e lendas que aprendemos quando criança são parte do folclore que nos ensinam em casa ou na escola. Fazem parte do folclore os utensílios que o povo fabrica para o uso de ornamentação, como as cestas de vime, e os objetos de cerâmica, madeira e couro. Os tecidos, a renda, os adornos de miçangas e penas, também existem ainda muitas outras atividades que fazem parte do folclore. O folclore é o meio que o povo tem para compreender o mundo. Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios temores. Conhecendo o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E assim passamos a saber, ao mesmo tempo, parte de sua História. O folclore brasileiro é um dos mais ricos do mundo. Nele, estão as marcas dos diferentes povos que formaram nossa nação, principalmente o indígena, o africano e o europeu. Imagine uma colcha de retalhos multicolorida com uma mistura de figuras geométricas, estampas e texturas. Assim é nossa herança cultural. Saci-pererê, feijoada, redes de dormir, chinelo de palha, fita do Nosso Senhor do Bonfim, brincadeira de esconde-esconde, bumba-meu-boi, samba, panelas de barro, ferradura atrás da porta, carnaval e futebol. Conhecer, cultivar e estudar nossas tradições é uma forma de manter vivas as raízes nacionais. Veja aqui o que é folclore e conheça as principais tradições do nosso povo. Popular ou folclórico? O folclore é popular, mas segundo grandes estudiosos do assunto – como Luís da Câmara Cascudo –, nem tudo o que é popular é folclórico. Para um costume ser considerado folclore é preciso ter origem anônima, ou seja, não se saber ao certo quem o criou. Deve ser aceito e praticado por um grande número de indivíduos. Também precisa resistir ao tempo e ser passado de geração em geração. A transmissão? De boca em boca. Ao pé do fogo, na beira do fogão, nos encontros sociais, na missa, enfim, no dia-a-dia do nosso país.



ESCREVA O NOME DOS PERSONAGENS


















































AS ATIVIDADES ABAIXO FORAM COPIADAS DO BLOG DA JANAINA SPOLÍDORIO  (ALGUMAS FORAM FEITAS ADAPTAÇÕES)

AGOSTO




   




DOMINGO
SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA
SÁBADO




































Objetivo:  os seguintes textos servem para apoio às atividades a serem realizadas em seguida.


FAÇA O DESENHO CORRESPONDENTE A LENDA

Boitatá


     A  BOITATÁ É UMA GRANDE SERPENTE DE OLHOS VERMELHOS, QUE SOLTA FOGO PELA BOCA.
     VIVE NAS MATAS E AS PROTEGE DE PESSOAS MALDOSAS QUE AS INCENDEIAM SEM NECESSIDADE.
     DIZ A LENDA QUE AS PESSOAS QUE FORAM ASSUSTADAS POR ELA CORREM DESESPERADAS, TENTANDO SAIR DAS MATAS, PROMETENDO NUNCA MAIS PROVOCAR INCÊNDIOS.


IARA

     IARA, A MÃE D’ÁGUA, VERSÃO BRASILEIRA DA LENDA DAS SEREIAS.
     MOÇA BELA, VIVE NO RIO AMAZONAS E, NAS NOITES DE LUA CHEIA, FICA SENTADA NUMA PEDRA, PENTEANDO SEUS LONGOS CABELOS, PARA ATRAIR OS JOVENS COM QUEM DESEJA CASAR.
     DIZEM QUE TEM UMA VOZ TÃO BOA, BONITA E TOCANTE, QUE O HOMEM QUE A OUVE MORRE DE PAIXÃO POR ELA.



BOTO

     CONTA A LENDA QUE, NO INÍCIO DA NOITE, O BOTO TRANSFORMA-SE EM UM BELO RAPAZ, FORTE, ALTO, BRONZEADO, VESTIDO DE BRANCO E MUITO PERFUMADO.
     COM UM JEITO MISTERIOSO, O RAPAZ CHEGA AOS BAILES, DANÇA, BEBE, ENCANTA AS MOÇAS E ESCOLHE A MAIS BONITA. DE MADRUGADA, DESAPARECE MISTERIOSAMENTE.
     DIZEM QUE, QUANDO DESAPARECE, É PORQUE GANHOU NOVAMENTE SUA FORMA DE BOTO E MERGULHOU PROFUNDAMENTE.
     QUANDO ESTÁ NA FORMA HUMANA, USA SEMPRE UM CHAPÉU PARA QUE NINGUÉM VEJA A ABERTURA QUE TEM NA SUA CABEÇA, COMUM AOS BOTOS.


Lobisomem
     SEGUNDO A CRENÇA POPULAR, O LOBISOMEM É O ÚLTIMO DOS SETE FILHOS DO CASAL. PARA EVITAR A SINA, É PRECISO QUE O IRMÃO MAIS VELHO BATIZE O MAIS MOÇO.
     DIZEM QUE, AOS TREZE ANOS, NUMA QUINTA-FEIRA À NOITE, ELE SAI E VAI ATÉ UMA ENCRUZILHADA, ONDE COMEÇA SEU TORMENTO.
     ELE APARECE NA FORMA DE UM CACHORRO GRANDE OU LOBO, QUE ATACA PESSOAS E ANIMAIS EM NOITE DE LUA CHEIA. SEUS DENTES SÃO ENORMES, HÁ PÊLOS POR TODO O CORPO,INCLUINDO O ROSTO, SEUS OLHOS SÃO VERMELHOS E AS UNHAS COMPRIDAS.

VITÓRIA-RÉGIA

     CONTA A LENDA QUE HOUVE UM TEMPO EM QUE AS ÍNDIAS ACREDITAVAM QUE A LUA PODIA TRANSFORMÁ-LAS EM ESTRELAS, SE FOSSEM GUIADAS POR SUA LUZ.
     NÃO FOI DIFERENTE COM UMA JOVEM ÍNDIA MUITO BONITA QUE DESEJAVA SER TRANSFORMADA EM ESTRELA PARA PODER PEGAR A LUA.
     NUMA BELA NOITE A JOVEM ÍNDIA ADMIRAVA A LUA ESPELHADA NO RIO QUANDO OUVIU SEU NOME SENDO CHAMADO MAGICAMENTE DO FUNDO DAS ÁGUAS.
     A MOÇA, ACREDITANDO PODER PEGÁ-LA, ESTENDEU SEUS BRAÇOS E SE ATIROU NA ÁGUA. NUNCA MAIS ELA RETORNOU.
     A LUA RESOLVEU ENTÃO TRANSFORMÁ-LA EM UMA ESTRELA, POR SEU ESFORÇO; MAS NÃO UMA ESTRELA DO CÉU E SIM UMA DA ÁGUA, QUE RECEBEU O NOME DE VITÓRIA-RÉGIA.

Saci-pererê
     DIZ A LENDA QUE O SACI-PERERÊ É UM NEGRINHO BAIXINHO, COM UMA PERNA SÓ E QUE USA UMA CARAPUÇA VERMELHA NA CABEÇA. VIVE COM UM CACHIMBO NA BOCA.
     O SACI-PERERÊ ENTRA NAS CASAS E COLOCA AÇÚCAR NA COMIDA, APAGA O FOGO, FAZ CÓCEGAS NAS GALINHAS, IRRITA OS CACHORROS, SOLTA OS CAVALOS, ASSUSTA OS VIAJANTES E FAZ MUITAS OUTRAS TRAQUINAGENS.
     PARA PEGAR O SACI-PERERÊ DIZEM QUE É NECESSÁRIO UMA PENEIRA E UMA GARRAFA. QUANDO ELE ESTÁ EM FORMA DE REDEMOINHO, DEVE-SE COLOCAR A PENEIRA EMBAIXO E O SACI PASSA POR ELA E ENTRA NA GARRAFA, AÍ É SÓ TAMPAR A GARRAFA QUE ELE FICA PRESO.
Objetivo: utilizar os conhecimentos de língua para escrever em situações sociais, bem como aprimorar as capacidades de atenção e descrição.






CURUPIRA


     1. O CURUPIRA ADORA OS ANIMAIS DA FLORESTA. ESCREVA O NOME DE 10 ANIMAIS QUE VIVEM NA FLORESTA




1.___________________________________________________
2. ___________________________________________________
3. ___________________________________________________
4. ___________________________________________________
5. ___________________________________________________

6.___________________________________________________
7. ___________________________________________________
8. ___________________________________________________
9. ___________________________________________________
10. ___________________________________________________


Pingue  pongue
1. JOVELINO ESTÁ MUITO OCUPADO, POIS COISAS MUITO ESTRANHAS ESTÃO ACONTECENDO NO SÍTIO DELE TAMBÉM. DESTA FORMA, ELE NÃO PODERÁ IR, TÃO CEDO, ATÉ O SÍTIO DE SEU COMPADRE.
      ESCREVA UM BILHETE A GENIVALDO, COMO SE VOCÊ FOSSE JOVELINO, EXPLICANDO POR QUE NÃO PODE IR VISITÁ-LO.














2. GENIVALDO RECEBEU O BILHETE DE JOVELINO, MAS ACONTECEU A MESMA COISA QUE ANTES... O SACI CONSEGUIU INTERCEPTAR O BILHETE E FEZ A MAIOR CONFUSÃO, POIS MUDOU AS LETRAS DE CINCO PALAVRAS.
      REESCREVA O BILHETE DO MODO COMO FICOU QUANDO O SACI MEXEU NELE.











3. GENIVALDO FICOU TÃO BRAVO COM TUDO, QUE DECIDIU ELE MESMO VISITAR O COMPADRE, MAS ANTES ELE TEM QUE AJEITAR UMAS COISAS NO SEU SÍTIO. ESCREVA UM BILHETE AO COMPADRE JOVELINO AVISANDO QUE EM BREVE IRÁ VISITÁ-LO:



















Objetivo: utilizar conhecimentos da língua portuguesa para aprimorar a habilidade de escrita de textos diversos, preocupando-se com o leitor.
Procurado

1. GENIVALDO E JOVELINO DECIDIRAM ACABAR LOGO COM SEUS PROBLEMAS E QUEREM ENVIAR AO JORNAL LOCAL UMA CARTA DESCREVENDO TODOS SEUS PROBLEMAS E EXPLICANDO SOBRE ALGUNS VESTÍGIOS QUE O SACI DEIXOU AO FAZER SUAS TRAQUINAGENS.
        AJUDE OS COMPADRES E ESCREVA TAL CARTA PARA AUXILIÁ-LOS:


____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. O EDITOR DO JORNAL FICOU TÃO INTERESSADO, QUE DECIDIU PUBLICAR SOBRE O ASSUNTO NA PRIMEIRA PÁGINA. COMPLETE AS TAREFAS QUE ELE ENTREGOU PARA SEUS FUNCIONÁRIOS DE MODO QUE O JORNAL POSSA SAIR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL:





MERCEARIA  LAPERTO
CONHEÇA NOSSA LINHA DE PRODUTOS CAÇA-SACI
 


NOTÍCIAS DE _________
DATA; _________________


SACI  VISITA NOSSA  CIDADE








TRAQUINAGEM FEITA PELO SACI-PERERÊ
 


________________________________
________________________________
________________________________
________________________________
________________________________
________________________________
________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________



PROCURADO
 

PREVISÃO DO TEMPO
 





















Objetivo: aprimorar a capacidade de interpretação de gráficos e utilizar conhecimentos prévios das lendas do folclore brasileiro para realizar tarefas
.
Quem  será?

1. PROCURE NA TABELA AS COORDENADAS OFERECIDAS PELA ATIVIDADE, DESCUBRA A PERGUNTA DE CADA ITEM E DIGA SOBRE QUAL PERSONAGEM ESTÃO TRATANDO:


1
2
3
4
5
6
A
TRANSFORMADA
TEM
MATAS
MOÇAS
A
DE
B
DENTES
RIOS
ENCANTA
QUEM
AS
CANTA
C
COLOCA
PROTEGE
UMA
INCÊNDIO
NOS
ENORMES
D
ESTRELA
COMIDA
FOI
AÇÚCAR
EM
NA


  • B4 – C2 – A3 – A6 – C4
____________________________________________________________?
RESPOSTA: ______________________

  • B4 – B6 – C5 – B2
____________________________________________________________?
RESPOSTA: ______________________

  • B4 – B3 – B5 – A4
____________________________________________________________?
RESPOSTA: ______________________

  • B4 – A2 – B1 – C6
____________________________________________________________?
RESPOSTA: ______________________

  • B4 – D3 – A1 – D5 – C3 – D1
____________________________________________________________?
RESPOSTA: ______________________

  • B4 – C1 – D4 – D6 – D2
____________________________________________________________?
RESPOSTA: _______________________
?
?












Objetivo: utilizar conhecimentos prévios sobre lendas folclóricas para interpretar informações diversas e organizar dados coletados em forma de tabelas e gráficos.




NOME: ____________________________________________________
DATA: _____________          PROFESSORA: _______________________
Objetivo: perceber a divisão entre as palavras, de modo a segmentar adequadamente um texto.


SEGMENTANDO  -  FOLCLORE

          JUQUINHA  ESCREVEU  VÁRIAS  FRASES SOBRE  PERSONAGENS  FOLCLÓRICOS PARA  LEVAR  NA  ESCOLA,  MAS  ELE  NÃO  SABE  ESCREVER  DIREITO  AINDA.  ELE  GRUDOU  TODAS  AS  PALAVRAS.  AJUDE-O  A  PERCEBER  CADA  PALAVRA,  CIRCULANDO CADA  UMA  DE  UMA  COR  DIFERENTE.  DEPOIS,  ESCREVA  A  FRASE  CORRETAMENTE  NA  LINHA:





  OCURUPIRATEMOSPÉSVIRADOSPARATRÁS.

_______________________________________________________________________



     OSACITEMAPENASUMAPERNA.  ELEUSAGORROVERMELHO.

_______________________________________________________________________




     OBOITATÁÉUMACOBRADEFOGO.

_________________________________________________________________________



       ASEREIAIARATEMUMCANTOBELÍSSIMO.

____________________________________________________________________________
























































































































Image du Blog perolascraps.centerblog.net
Source : perolascraps.centerblog.net sur centerblog.
Postar um comentário